Covid-19: médicos recomendam cuidados ao usar o carro

Portas, botões, alavancas e volante do veículo devem ser higienizados com álcool 70%; motorista e ocupantes devem usar máscara durante o trajeto

Motoristas devem higienizar as partes do veículo que são mais tocadas pelas mãos

Motoristas devem higienizar as partes do veículo que são mais tocadas pelas mãos

Pixabay

Durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, novos hábitos estão sendo assimilados para que o nível de contaminação seja reduzido. Em relação aos veículos, existem certos tipos de cuidado que, se incorporados ao dia a dia, podem fazer a diferença.

A cosmetóloga Heloísa Olivan ressalta que o ideal é que a higienização seja feita com álcool 70%, sendo uma boa opção a versão em spray, utilizando papel toalha, que pode ser descartado após a limpeza. Caso só tenha álcool em gel, pode passar diretamente com as mãos. "Nessa concentração, o equilíbrio entre água e álcool é o ideal para matar o vírus", afirma Heloísa.

A higienização das partes do veículo que são mais tocadas, como as portas, botões, alavancas e o volante, merecem atenção.

Confira: Bolsonaro: Pazuello será o ministro da Saúde 'por muito tempo'

Esse protocolo de limpeza é mais útil quando praticado após a volta para casa para evitar a contaminação de outras pessoas. "O uso da máscara também é necessário nesse caminho de volta. Além disso, é preciso saber onde ela será descartada", explica a infectologista Raquel Muarrek.

Ela acrescenta ainda que é importante manter janelas abertas ou semi-abertas. "Quanto mais arejado o ambiente, melhor, principalmente quando se tem passageiros no carro, pois com a circulação de ar, o vírus não fica ali dentro".

*Estagiário sob supervisão de Deborah Giannini