Novo Coronavírus

Saúde Covid-19: Órgão de saúde dos EUA anuncia vacina até novembro

Covid-19: Órgão de saúde dos EUA anuncia vacina até novembro

Centro de Controle e Prevenção de Doenças pediu aos Estados que se preparem para distribuir vacina para grupos de alto risco no final de outubro

Reuters
Distribuição da vacina está prevista para véspera das eleições presidenciais nos EUA

Distribuição da vacina está prevista para véspera das eleições presidenciais nos EUA

Kai Pfaffenbach/Reuters

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do governo dos Estados Unidos pediu às autoridades estaduais de saúde pública que se preparem para distribuir uma potencial vacina contra o coronavírus para grupos de alto risco no final de outubro ou início de novembro, mostraram documentos publicados pela agência na quarta-feira (2).

O momento de distribuição de uma vacina assumiu uma importância política nos Estados Unidos, já que o presidente Donald Trump busca a reeleição em novembro, depois de investir recursos federais substanciais no desenvolvimento de vacinas.

Leia também: 76 países ricos fazem acordo sobre vacina universal

"Para fins de planejamento inicial, o CDC forneceu aos Estados certas hipóteses de planejamento enquanto eles trabalham em planos estatais específicos para a distribuição de vacinas, incluindo a possibilidade de quantidades limitadas de vacinas em outubro e novembro", disse um porta-voz do CDC à Reuters.

O New York Times havia informado anteriormente que o CDC contatou autoridades em todos os 50 Estados e cinco grandes cidades.

O maior especialista em doenças infecciosas do país, Anthony Fauci, disse nesta quarta-feira (2) à MSNBC que, com base na taxa de inscrição de pacientes nos ensaios de vacina contra a Covid-19 em andamento, poderia haver dados clínicos suficientes para saber até novembro ou dezembro que uma das vacinas é segura e eficaz.

Os documentos postados online pelo New York Times mostraram que o CDC está se preparando para uma ou duas vacinas contra covid-19, que estarão disponíveis em doses limitadas já no final de outubro.

As vacinas podem estar disponíveis gratuitamente para grupos de alto risco, incluindo serviços de saúde, pessoal de segurança, moradores e funcionários de instalações de cuidados de longa duração da covid-19, afirmou a agência nos documentos.

Últimas