Novo Coronavírus

Saúde Covid-19: Pessoas com câncer têm taxa de mortalidade 6 vezes maior 

Covid-19: Pessoas com câncer têm taxa de mortalidade 6 vezes maior 

Estudo ressalta a importância de pacientes oncológicos serem prioridade na vacinação; cigarro e comorbidades elevam o risco

  • Saúde | Do R7

A maior taxa de mortalidade foi em pessoas com câncer de pulmão

A maior taxa de mortalidade foi em pessoas com câncer de pulmão

Luis Ángel González / EFE - 15.1.2021

Um estudo brasileiro revela que pacientes oncológicos têm taxa de mortalidade por covid-19 seis vezes maior do que os demais pacientes. A pesquisa foi realizada por médicos do Grupo Oncoclínicas e publicada no Journal of Clinical Oncology (JCO). "A pesquisa fortalece o argumento de que as pessoas com câncer sejam prioritárias na vacinação", afirmou o grupo, por meio de nota. 

Foram analisados 198 pacientes com covid-19 entre 29 de março a 4 de julho de 2020, sendo que sendo 167 (84%) apresentavam tumores sólidos e 31 (16%), neoplasias hematológicas. A maioria dos pacientes fazia quimioterapia ou radioterapia (77%), principalmente para doença avançada ou metastática (64%). A taxa de mortalidade foi de 16,7%, sendo que o índice global é de 2,4%, segundo a pesquisa. 

Entre o grupo estudado, histórico de tabagismo, comorbidades e idade acima de 60 anos foram fatores que aumentaram o risco de morte. A maior taxa de mortalidade foi registrada em pessoas com câncer no trato respiratório (43,8%), principalmente câncer de pulmão metastático e neoplasias hematológicas. 

"Dados específicos sobre pacientes com câncer, que parecem ter um risco maior de desenvolver covid-19, ainda são limitados. Além disso, foi relatado que pacientes com câncer apresentam maior risco de complicações graves em comparação com aqueles sem câncer (...).  A taxa de mortalidade nessa população varia de 13% a 33%", diz o estudo.

"Pacientes frágeis e fumantes têm direito a medidas preventivas ativas para reduzir o risco de infecção por SARS-CoV-2 e monitoramento rigoroso em caso de exposição ou sintomas relacionados à covid-19", acrescenta.

O Grupo Oncoclínicas é a maior rede de atendimento oncológico da América Latina, com 68 clínicas de oncologia comunitárias distribuídas em quatro regiões brasileiras.

Últimas