Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid já se tornou endêmica e 'acabou a pandemia', diz respeitado virologista alemão

Com o fim do inverno na Europa, imunidade da população será tão ampla e resistente que vírus não terá mais capacidade de causar nova onda de casos no verão, segundo Christian Drosten

Saúde|

Vírus não deve sofrer mutações significativas agora, afirma virologista
Vírus não deve sofrer mutações significativas agora, afirma virologista Vírus não deve sofrer mutações significativas agora, afirma virologista

Christian Drosten, um dos virologistas de referência da Alemanha, afirmou nesta segunda-feira (26) que o vírus da Covid-19 já se tornou endêmico e que, com isso, a pandemia chegou ao fim.

“Neste inverno, estamos vivendo a primeira onda endêmica do Sars-CoV-2 e, com ela, na minha opinião, acabou a pandemia”, disse o diretor da área de virologia do hospital berlinense Charité em entrevista ao jornal Tagesspiegel.

Terminado o inverno na Europa, a imunidade da população será tão ampla e resistente que o vírus não terá mais a capacidade de causar uma nova onda de casos no verão, previu Drosten, a menos que sofra nova mutação.

"Mas não espero que isso [mutação] aconteça agora", ressaltou.

Publicidade

Drosten defendeu, no entanto, as restrições introduzidas pelas autoridades para travar a propagação da pandemia, uma vez que, sem a redução de contatos na Alemanha, teria sido registrado "1 milhão de mortes ou mais".

Questionado sobre a situação na China, onde o número de casos aumentou de forma alarmante após a retirada das restrições, o virologista destacou o resultado decisivo das campanhas de vacinação na Alemanha e na Europa.

"O grande erro da China foi que a população, principalmente os idosos, não foi informada sobre a vacinação", comentou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.