Coronavírus

Saúde Covid: Mundo supera 130 milhões de casos e contágio segue em alta

Covid: Mundo supera 130 milhões de casos e contágio segue em alta

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que na última semana aconteceu mais de 4 milhões de novos casos de covid-19

  • Saúde | Da EFE

Casos de covid superam os 130 milhões de infectados

Casos de covid superam os 130 milhões de infectados

Miguel Gutiérrez/EFE - 31.3.2021

Os casos globais de covid-19 ultrapassaram nesta segunda-feira (5) a barreira dos 130 milhões de infectados. Sendo que, nos últimos sete dias, foram mais de quatro milhões de contágios, o que não acontecia desde meados de janeiro, de acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As mortes por covid no planeta somam 2,84 milhões, dos quais 71 mil morreram na semana passada, a terceira em um corredor em que a morte aumenta.

A tendência é muito preocupante, pois existe o temor queoss números aumentem ainda mais nos próximos dias, em razão das comemoração de Páscoa. Visto que as viagens e as reuniões familiares em muitos países aumentaram no feriado.

O aumento dos casos é mais evidente em regiões como Ásia e Oriente Médio, enquanto na Europa e na América, os continentes que mais sofreram com a pandemia, os números são um pouco mais estáveis.

Particularmente preocupado com a Índia, onde o número de novos casos está aumentando exponencialmente. Hoje a barreira dos 100 mil novos infectados por dia foi superada pela primeira vez desde o início da pandemia na segunda-feira.

Segundo o Ministério da Saúde indiano, o país registrou 103.558 casos nas últimas 24 horas, elevando o número absoluto de contaminações para 12,5 milhões. 

Na Europa, a França ultrapassou a Rússia em número de infectados e já é o quarto país mais afetado pela pandemia, depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia. A Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia em 2020, também está sofrendo um aumento acentuado nas infecções.

Do lado positivo, nações em que a vacinação avança rapidamente, como Estados Unidos e Reino Unido, têm conseguido manter a cuva de novos casos sem estável.

Já foram aplicadas cerca de 650 milhões de doses de vacinas contra a covid no mundo, sendo os Estados Unidos quem mais vacinou, 160 milhões, seguidos da China, com 130 milhões, enquanto a União Européia está perto de 80 milhões.

Últimas