Cuba registra 1º dia sem novos casos de covid-19

A notícia coincide com a 3ª fase da reabertura no país, que começa nesta segunda (20) em quase todo o território, exceto em Havana e Mayabeque

Cuba tem 1ª dia sem novos casos e coincide com data de reaberturas

Cuba tem 1ª dia sem novos casos e coincide com data de reaberturas

Yander Zamora / EFE - 26.3.2020

Cuba abriu a semana sem nenhum novo contágio de covid-19 nas últimas 24 horas, zerando o dado pela primeira vez desde o dia 11 de março, quando foi reportada a presença do coronavírus SARS-CoV-2 no país.

Na véspera, os laboratórios cubanos analisaram 2.914 amostras, todas com resultado negativo. Cuba já realizou 229.357 exames PCR e testes rápidos, e até hoje diagnosticou 2.446 pessoas infectadas com o novo coronavírus.

A boa notícia coincide com a terceira fase da reabertura no país, que começa nesta segunda-feira (20) em quase todo o território, exceto nas províncias de Havana - ainda na primeira etapa - e Mayabeque, que está na segunda fase. Ambas ainda têm casos ativos da doença.

Após várias oscilações, Havana chegou ao segundo dia seguido sem novos casos de covid-19. Na semana passada, o número mais alto foi de seis positivos, na quarta-feira (15).

O diretor nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde de Cuba, Francisco Durán, afirmou nesta segunda-feira que, embora não tenham sido registados novos casos, ainda deve haver pessoas assintomáticas com a possibilidade de transmitir a doença.

Durán disse acreditar em uma estabilidade entre zero e poucos casos, e assegurou que as autoridades continuarão em busca das pessoas infectadas.

Cuba tem atualmente 38 casos ativos da doença - o número mais baixo das últimas semanas - todos com evolução clínica estável. Além disso, o país está há nove dias sem mortes e 24 sem nenhum paciente em estado crítico.