Cuba tem 1º dia sem mortes por covid-19 após duas semanas

País tem 1.467 casos de coronavírus, sendo mais de um terço apenas em Havana, e 58 óbitos. Nas últimas 24 horas, foram registrados 30 infecções

Cuba tem primeiro dia sem mortes por covid-19

Cuba tem primeiro dia sem mortes por covid-19

Alexandre Meneghini/Reuters - 15.4.2020

O governo de Cuba anunciou nesta quarta-feira (29), 30 novos casos de covid-19, elevando para 1.467 o total de contágios no país desde o início da pandemia, enquanto o número de mortes continua em 58, já que, pela primeira vez em duas semanas, nenhum óbito foi confirmado no dia.

Os novos casos confirmados pelo Ministério da Saúde Pública, que correspondem aos testes realizados na véspera, representam uma queda em relação aos 48 somados no dia anterior. Os números se mantêm em linha com os últimos dias, nos quais os contágios diários oscilaram entre 20 e 50.

Entre os 30 casos anunciados hoje, 25 foram localizados em Havana, a cidade mais afetada pelo coronavírus até o momento, com mais de um terço do total de positivos confirmados.

De acordo com Francisco Durán, diretor de epidemiologia do ministério, 11 dos novos contagiados estavam assintomáticos no momento do exame e 23 eram contatos de casos já confirmados, enquanto sete não puderam averiguar a fonte do contágio.

Todos os novos casos foram identificados entre 1.836 exames de PCR realizados no dia anterior. Cuba já realizou 45.344 desses exames, além de milhares de testes rápidos com kits procedentes da China.

Continuam internadas em terapia intensiva sete pessoas em estado crítico e sete em situação grave, enquanto 776 evoluem de maneira estável e sem maiores complicações. Outras duas foram evacuadas para os países de origem nas semanas anteriores.

O balanço mais recente mostra que 42 pacientes receberam alta médica, o que eleva para 617 o total de recuperados da doença (43,8% dos casos confirmados).