Saúde Dia Mundial da Luta Contra Câncer: veja 10 dicas para prevenir a doença

Dia Mundial da Luta Contra Câncer: veja 10 dicas para prevenir a doença

De acordo com o oncologista, uma das principais armas contra a doença é o diagnóstico precoce

Dia Mundial da Luta Contra Câncer: veja 10 dicas para prevenir a doença

Segundo De Paula, para as mulheres, os principais exames preventivos são os ginecológicos

Segundo De Paula, para as mulheres, os principais exames preventivos são os ginecológicos

Thinkstock

Bom dia! Você sabia que nesta terça-feira (8) é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra Câncer? A data é uma ótima oportunidade para você se relembrar da importância da prevenção. Por isso, não se esqueça de fazer exames regulares.

De acordo com o oncologista do Hospital Samaritano de São Paulo Urias de Paula Filho uma das principais armas contra o câncer é o diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura.

— Tão importante quando adotar hábitos de vida saudáveis é seguir uma rotina de exames periódicos que permitem o diagnóstico precoce da doença.

Com câncer terminal, pai pede para filha se “casar” aos 11 anos

Segundo De Paula, para as mulheres, os principais exames preventivos são os ginecológicos, como o papanicolau e a mamografia. Já para os homens, os cuidados com o câncer de próstata devem começar a partir dos 40 anos, com exames periódicos de toque retal. A partir dos 50, recomenda-se uma colonoscopia de base, que deve ser repetida, a princípio, a cada quatro ou cinco anos.

— É importante lembrar que graças aos avanços nos métodos de diagnóstico, o índice de cura para casos em estágio inicial são grandes. Outro ponto bastante favorável é o seu tratamento. Novas drogas mais efetivas combinadas as terapias convencionais e com menos efeitos colaterais estão sendo utilizadas.

Jovem "renasce" após cirurgia para retirar câncer no cérebro

Coca-Cola pode causar câncer, diz pesquisa

Veja o que fazer para prevenir o câncer:

1) Se você fuma, deixe o cigarro de lado;

2) Alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. A dieta ideal tem que conter cinco porções de frutas, verduras e legumes diariamente;

3) Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas;

4) É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata. Os homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação de câncer da próstata a partir dos 45 anos;

5) Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana;

6) A mamografia, a partir dos 40 anos, deve ser realizada anualmente, ou no máximo, a cada dois anos;

7) As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico periodicamente. Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos;

8) É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos;

9) Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar.

10) Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.