Saúde Diabetes: faça o teste de glicemia de graça em SP

Diabetes: faça o teste de glicemia de graça em SP

Entidades promovem campanhas de detecção em vários pontos da cidade

Diabetes: faça o teste de glicemia de graça em SP

Campanhas de detecção de diabetes acontecem em diferentes locais de SP

Campanhas de detecção de diabetes acontecem em diferentes locais de SP

Getty Images

Para celebrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a ADJ Diabetes Brasil organizou uma série de eventos na capital paulista durante este mês.  As ações visam diagnosticar novos casos e conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento dessa doença que atinge 12 milhões de brasileiros.

De hoje (8) até 12 de novembro, a campanha de detecção de diabetes será realizada no Shopping West Plaza, zona oeste da capital paulista. Na ocasião, as pessoas poderão fazer testes de glicemia gratuitamente e conferir a exposição de fotos “Eu sou mais um. Eu sou um só”, da fotógrafa Mariana Tiemi Ueno. A pequena mostra retrata atividades com crianças diabéticas promovidas pela própria ADJ Diabetes Brasil.

Diabetes aumenta risco de problemas bucais

No dia 11 vai acontecer o “Circuito Correr e Caminhar para Viver Bem” no Jardim Botânico às 8h e quem estiver por lá, independentemente da participação no evento, terá a oportunidade de medir a glicemia e receber orientação de profisisonais de saúde.

Na mesma data, a Anad (Associação Nacional de Assistência ao Diabético) promoverá a 15ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes. A ação visa esclarecer as dúvidas de todos que passarem pelo Colégio Madre Cabrini, na zona sul de São Paulo, entre 8h e 17h.

No dia 13, a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) vai oferecer gratuitamente na estação Barra Funda da CPTM testes de glicemia, colesterol e triglicérides, além da medição da circunferência abdominal e da pressão arterial.

Os passageiros também vão receber frutas para incentivar o consumo de alimentos frescos e saudáveis. Segundo a SBC, o diabetes é o terceiro maior fator de risco para os problemas cardiovasculares, como infarto e derrame.

Por fim, no dia 14 de novembro, data oficial do diabetes, a campanha para detectar a doença estará na estação Brás do metrô.  No mesmo dia, a ADJ Diabetes Brasil, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, vai iluminar de azul — cor símbolo da campanha — quatro monumentos da cidade: a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras, o Obelisco do Ibirapuera e o Arco do Viaduto do Chá.