Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Disfunção erétil: conheça essa e outras complicações associadas ao diabetes

Além da impotência sexual, excesso de açúcar no sangue pode lesionar coração, olhos e até a gengiva

Saúde|Fabiana Grillo, do R7

O diabetes mal controlado pode refletir em complicações em todo o corpo, inclusive no desempenho sexual masculino. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a cada hora duas pessoas são internadas no Estado de São Paulo vítimas de complicações do diabetes. Somente em 2011 foram 23.117 internações, o que representa uma média de 64 por dia.

A alta concentração de glicose no sangue afeta os vasos sanguíneos e nervos, além de provocar o aumento de gordura nas paredes das artérias. Esse conjunto de alterações é o responsável por prejudicar os órgãos e muitas vezes levar à morte.

SBD estima que metade dos brasileiros desconheça que tem diabetes

No entanto, o endocrinologista Dr. Roberto Betti, coordenador do Centro de Diabetes e Doenças Metabólicas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, garante que é possível prevenir o aparecimento das temidas complicações.

Publicidade

— Aderir ao tratamento proposto pelo médico e adotar hábitos de vida saudáveis, como cardápio alimentar balanceado e prática regular de atividade física, é fundamental para afastar o risco de complicações e ter qualidade de vida.

De acordo com o médico, quando a complicação já está instalada fica mais difícil tratá-la porque em alguns casos não há possibilidade de progressão ou cura do problema.

Publicidade

Diabetes gestacional pode trazer riscos à mãe e ao bebê

A seguir, conheça os órgãos mais atingidos pela doença.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.