Novo Coronavírus

Saúde Equador confirma 418 mortes por covid-19 nas últimas 48 horas

Equador confirma 418 mortes por covid-19 nas últimas 48 horas

No domingo, o país registrou 400 novos óbitos que estavam com a confirmação por exames atrasada pela grande quantidade de pendências

  • Saúde | Da EFE

Com medidas de proteção, prédio da Justiça equatoriana
 voltou a funcionar em Quito

Com medidas de proteção, prédio da Justiça equatoriana voltou a funcionar em Quito

Divulgação via EFE / 11.5.2020

Um dia depois de ter acrescentado 400 vítimas à lista de mortes por coronavírus no país, o Equador confirmou hoje 18 novos óbitos por Covid-19, chegando a um total de 2.145, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (11) pelo Ministério de Saúde Pública.

Leia também: Equador dobra casos de covid-19 após resultados de testes atrasados

No Equador, há duas listas distintas sobre mortes por coronavírus, uma com aquelas que comprovadamente foram causadas pelo SARS-CoV-2 e outra com óbitos que provavelmente derivaram da infecção, mas que ainda são necessários exames de ratificação. O número elevado de ontem se deve a várias confirmações tidas em um curto período. Atualmente, há 1.486 óbitos na segunda relação.

Ainda segundo o ministério, foram realizados 84.287 testes no país até agora, com 29.509 casos de infecção e 3433 pacientes recuperados. Ainda há um atraso nos resultados devido ao tempo que leva para processar muitos dos testes PCR.

Medo pela reabertura

Os tímidos lampejos de normalização se chocam contra o medo de abertura de alguns dos prefeitos em território equatoriano. "É hora de trabalhar pela segurança e pela vida dos cidadãos", disse a Associação de Municípios do Equador (AME) em comunicado.

Desde 16 de março, a população do país está em isolamento residencial, como resultado de um decreto presidencial que visa evitar a propagação da COVID-19.

Entretanto, o governo nacional tem aplicado há uma semana um sistema de "semáforos" para a saída gradual e coordenado das restrições de mobilidade e o retorno progressivo ao trabalho.

Últimas