Novo Coronavírus

Saúde Espanha tem leve aumento no registro de novas mortes de covid-19

Espanha tem leve aumento no registro de novas mortes de covid-19

Foi a primeira alta em quatro dias no país; número de novos casos de pessoas infectadas pelo coronavírus segue em declínio 

  • Saúde | Da EFE

Tendência de declínio nos números da pandemia de covid-19 se mantém na Espanha

Tendência de declínio nos números da pandemia de covid-19 se mantém na Espanha

Eliseo Trigo / EFE-EPA - 21.4.2020

A Espanha registrou, nesta terça-feira (21), um leve aumento do número de mortes por covid-19 após quatro dias consecutivos de queda, com 430 novos óbitos nas últimas 24 horas, chegando a 21.282 vítimas até o momento, de acordo com informações do Ministério da Saúde local.

Já o número de casos do novo coronavírus também aumentou, com novas 3.968 pessoas infectadas, representando um total de 204.178 casos positivos confirmados pelo teste, embora esse aumento seja menor que os 4.266 casos de ontem.

Hoje foram registrados 1 mil casos a menos que há uma semana, mostrando que a tendência da pandemia continua ser de declínio.

"Continuamos mantendo uma tendência claramente descendente nos últimos dias", disse o porta-voz do Ministério da Saúde para a pandemia, Dr. Fernando Simón.

Internações também diminuem

Do número total de positivos detectados, 194.516 foram confirmados por PCR, o teste mais confiável para detectar o vírus, e 9.636 por testes de anticorpos, que detectam pessoas que já tiveram a doença ou são assintomáticas.

A Espanha continua sendo o segundo país do mundo e o primeiro da Europa em número de casos, perdendo apenas para os Estados Unidos e terceiro em óbitos, atrás dos EUA e Itália.

Essa tendência de queda também é mantida nas internações hospitalares e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com aumentos diários de 0,8% e 1,2%, respectivamente, o que contribui para descongestionar o sistema de saúde, bastante sobrecarregado nas últimas semanas.

Além disso, mais 1.968 pessoas conseguiram se recuperar da doença, elevando o número para 82.514 de altas médicas desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério.

Madri continua sendo a região mais afetada pela pandemia, com 57.997 casos e 7.460 mortes, seguida pela Catalunha, com 43.112 infecções e 4.152 óbitos.

A tendência de queda da pandemia levará o governo a relaxar algumas das medidas de contenção. Na próxima segunda-feira, espera-se que seja permitido que crianças de até 12 anos de idade possam ir às ruas acompanhadas por um adulto, um passeio que será para "uma curta caminhada".

Últimas