Saúde Estados brasileiros começam a vacinar contra covid-19

Estados brasileiros começam a vacinar contra covid-19

Por volta das 20h, nove estados e o Distrito Federal já haviam aplicado as primeiras doses da CoronaVac

  • Saúde | Do R7, com Estadão Conteúdo

Indígena foi a terceira pessoa vacinada em Santa Catarina

Indígena foi a terceira pessoa vacinada em Santa Catarina

DUARDO VALENTE/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO - 18.01.2021

A campanha de vacinação contra a covid-19 em alguns estados brasileiros teve início no fim da tarde desta segunda-feira (18), logo após o recebimento das primeiras doses da CoronaVac.

O primeiro estado a vacinar foi São Paulo, no domingo (17), minutos após a liberação da vacina pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nesta tarde, outras cidades interior paulista também tiveram pessoas imunizadas

As demais unidades da federação receberam as doses ao longo desta segunda-feira. Os carregamentos foram enviados a partir de um depósito do Ministério da Saúde em Guarulhos (SP) em voos da Força Aérea.

Leia também: Pazuello muda logística e vacina chega com atraso a estados

Santa Catarina iniciou a imunização por volta das 17h, com funcionários do Instituto de Cardiologia do estado, em São José, sendo os primeiros vacinados.

Kerexu Yxapyry, gestora ambiental e liderança da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, foi a terceira vacinada. O estado reservou 17,4 mil doses da CoronaVac para os indígenas. 

Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado, que é médico, aplicou a primeira dose da vacina em uma idosa de 73 anos que vive em uma instituição de longa permanência em Anápolis. Maria Conceição da Silva tem seis filhos e já trabalhou como doméstica e gari.

As primeiras vacinas chegaram ao Piauí por volta das 14h30 e a vacinação começou por volta das 17h.

Foram imunizados profissionais que trabalham em três instituições Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; Hospital Getúlio Vargas; Hospital da Polícia Militar; Hospital Infantil Lucídio Portella e Maternidade Dona Evangelina Rosa.

O Rio de Janeiro teve um evento no Cristo Rendentor pouco depois das 18h em que foram vacinadas duas mulheres: a técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva e Terezinha da Conceição, que vive em um lar de idosos na capital.

Até as 20h desta segunda-feira, nove estados e o Distrito Federal já haviam aplicado as primeiras doses da CoronaVac. São eles: Tocantins,  Piauí, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Alguns estados ainda estão recebendo as vacinas. O Rio Grande do Sul prevê começar a campanha na noite de hoje, mas com a distribuição para os municípios a partir de amanhã.

Os profissionais de saúde e idosos que moram em instituições serão os primeiros a receber doses de vacina contra a covid-19.

Últimas