Evento oferece exames para prevenir doenças do coração em SP

Ação também conta com oficina de culinária e outras atividades artísticas

As doenças cardiovasculares mataram quase 350 mil pessoas em 2016
As doenças cardiovasculares mataram quase 350 mil pessoas em 2016 Getty Images

As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos, mais do que duas vezes todos os acidentes e a violência e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS. Segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), as doenças do coração mataram mais de 250 mil pessoas entre janeiro e setembro deste ano. Em 2016, foram 349.938 mortes. Para ajudar a levar informação sobre a importância de se cuidar para prevenir as doenças cardiovasculares, a instuição promoverá três ações com atividades culturais e exames médicos gratuitos.

O movimento Movidos pelo Coração, que é promovido pela SBC em parceria com a farmacêutica Sanofi, já percorreu outras capitais do Brasil, como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE), e chega à capital paulista nos dias 24 e 30 de setembro e 6 de outubro, no Parque Villa Lobos (zona oeste da capital), CEU Paraisópolis (zona sul) e na estação Sé de Metrô (região central).

A ideia é divulgar informações sobre os fatores de risco para o coração: hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo, além da idade, do histórico familiar e da etnia, afirma o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Weimar Sebba Barroso.

— Eles são conhecidos há anos, porém a maioria não os controla adequadamente e o coração sofre as consequências.

As atividades gratuitas incluem exames médicos de glicemia, pressão arterial, colesterol fracionado e circunferência abdominal, além de um treinamento de emergências cardiovasculares, com técnicas de massagem cardíaca e uso de desfibrilador. No evento do Parque Vila Lobos, haverá também uma oficina de culinária saudável com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação para a saúde do coração.

Para o cardiologista e presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias, é necessário reverter esse quadro para o Brasil não se torne, nas próximas décadas, o líder mundial em mortes por doenças cardiovasculares.

— É uma epidemia e temos que vencer essa guerra com mais cuidados ao coração. A maioria dessas mortes pode ser evitada e ajudaria muito se as pessoas praticassem atividades física, tivessem uma alimentação mais adequada, não fumassem e tomassem os medicamentos prescritos pelo médico.

Estilo de vida e idade podem ter levado famosos ao infarto

Serviço 1

Local: Parque Villa Lobos
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros
Data: Domingo (24)
Horário: 9h às 15h

Serviço 2

Local: CEU de Paraisópolis
Endereço: R. Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/nº - Jardim Parque Morumbi
Data: Sábado (30)
Horário: 9h às 14h

Serviço 3

Local: Estação Sé do Metrô
Data: Sexta-feira (6 de outubro)
Horário: 8h às 13h

Cientistas testam vacina contra colesterol para prevenir doenças cardíacas