Exame para detectar AVC pode revelar infecção por covid-19

Estudo no Reino Unido mostrou que tomografia computadorizada dos vasos sanguíneos ajudou a detectar a doença e aumento de mortalidade

Tomografia realizada para detectar AVC acabou revelando covid-19 em pacientes

Tomografia realizada para detectar AVC acabou revelando covid-19 em pacientes

Arquivo/Agência Brasil

A covid-19 pode ser diagnosticada no mesmo exame utilizado para detectar o AVC (acidente vascular cerebral). Isso é o que revelou um estudo da King´s College London, no Reino Unido, publicado no American Journal of Neuroradiology na sexta-feira (18).

A tomografia computadorizada dos vasos sanguíneos da cabeça e pescoço foi capaz de capturar a chamada "opacidade em vidro fosco", que ocorre em doenças pulmonares como a covid-19, durante exames de emergência.

O achado pode ajudar na identificação precoce da doença, ressaltou o pesquisador e radiologista Tom Booth, líder do estudo.

Leia também: Rússia aprova 1º remédio contra covid-19 para venda em farmácias

Os pesquisadores examinaram 225 pacientes em três hospitais de Londres. Booth afirmou que, quando a equipe detectou essa alteração nos pulmões dos pacientes durante o exame de emergência, foi capaz de diagnosticar a covid-19 de forma confiável e precisa. Essa alteração também estava relacionada a um aumento de mortalidade. 

“Isso é realmente relevante, dadas as limitações do teste PCR para diagnosticar a covid-19, pois leva tempo e às vezes é impreciso", afirmou por meio de nota. 

O diagnóstico precoce dentro do hospital permite a seleção antecipada do paciente ao tratamento adequado, isolamento e rastreamento de contatos.

“Esses resultados são úteis porque as alterações provocadas pela covid-19 são simples para radiologistas e outros médicos observarem. Esta é uma informação gratuita em uma varredura destinada a outra finalidade, mas extremamente valiosa", concluiu o pesquisador.