Novo Coronavírus

Saúde Existe um sabonete adequado para lavar a mão e prevenir o coronavírus?

Existe um sabonete adequado para lavar a mão e prevenir o coronavírus?

Especialista diz que o importante é fazer a limpeza do jeito correto e com frequência, assista ao vídeo do Ministério da Saúde com orientações

  • Saúde | Brenda Marques, do R7

Lavar as mãos é essencial para prevenir o novo  coronavírus

Lavar as mãos é essencial para prevenir o novo coronavírus

Freepik

Adotar medidas básicas de higiene está entre as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde para evitar a proliferação do novo coronavírus. Lavar as mãos com água e sabão é a principal delas. 

Diante dessa orientação, surge a dúvida sobre qual tipo de sabonete é mais adequado para fazer a limpeza. Mas essa não é uma questão relevante para prevenir o contágio pelo vírus, de acordo com a dermatologista Damaris Ortolan, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

"O importante é lavar do jeito correto, com água e sabonete, que são bastante eficazes. Lavar a palma, o dorso, os punhos, entre os dedos e embaixo das unhas", esclarece. "Eu não conheço nenhum estudo comparativo [entre os diferentes tipos de sabonete]", acrescenta.

Vídeo do Ministério da Saúde mostra a maneira certa de lavar as mãos. Veja:

A especialista observa que o álcool gel é muito útil quando não é possível fazer a lavagem de mãos e que a frequência com que esse ato é realizado merece atenção. Mas isso varia conforme a rotina de cada um.

Leia também: Lavar a mão é uma das medidas mais eficazes contra coronavírus

"O ideal é lavar toda vez que houver uma possível exposição [ao vírus], o que depende das atividades ao longo do dia", pondera. 

Mesmo assim, ela destaca algumas situações em que a lavagem de mãos é essencial, como por exemplo antes e depois de ir ao banheiro e quando for necessário manipular alimentos.

Leia também: Entenda a transmissão comunitária de coronavírus e como se prevenir

Por fim, a médica aconselha que as pessoas tenham cuidado se optarem por higienizar as mãos com sabonete esfoliante.

"A esfoliação e o uso de escovas não são recomendados. Podem machucar a mão, aí vai ter uma porta de entrada para bactérias por exemplo, e isso leva a outras infecções", alerta.

Leia também:

Últimas