Novo Coronavírus

Saúde Fiocruz recebe material para insumo nacional nesta quarta

Fiocruz recebe material para insumo nacional nesta quarta

Bancos de células e vírus chegam ao Aeroporto do Galeão, no Rio, e serão levados ao Instituto de Tecnologia, em Manguinhos

  • Saúde | Do R7

Fiocruz começa produção de IFA nacional em junho

Fiocruz começa produção de IFA nacional em junho

André Coelho/EFE - 27.05.2021

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, recebe nesta quarta-feira (2), bancos de células e vírus para a produção do IFA (insumo farmacêutico ativo) 100% nacional para a vacina contra covid-19, da AstraZeneca.

A matéria-prima, considerada o "coração" da tecnologia usada no imunizante, chegará ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta manhã, do laboratório Wuxi Biologics, na China, e será encaminhado ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológico, em Manguinhos, segundo a Fiocruz. Os bancos chegam um dia após a assinatura do contrato de transferência de tecnologia, realizado na terça-feira (1º). 

A previsão é que a produção do IFA comece ainda neste mês. Por ser uma produção complexa, a Fiocruz passa por etapas preliminares de treinamento da equipe técnica e elaboração da documentação técnica relacionada aos processos produtivos nacional, segundo a fundação.

A fabricação terá uma série de etapas, passando pela produção inicial de dois lotes de pré-validação e três de validação, que passarão por testes de comparabilidade pela AstraZeneca, até alcançar a produção em larga escala.

Últimas