Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo vai oferecer cadeiras de rodas e acessórios para aparelhos auditivos para deficientes

Pacote de R$ 205,2 milhões de investimentos foi anunciado nesta terça pelo ministro da saúde

Saúde|Do R7

O governo federal anunciou nesta terça-feira (7) um pacote de R$ 205,2 milhões de investimento para beneficiar as 944 mil pessoas com deficiência. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, serão inaugurados 29 CER (Centros Especializados de Reabilitação) com transporte gratuito em 25 municípios de 20 estados, 18 oficinas de órteses e próteses, além da incorporação de seis novos modelos de cadeiras de rodas e o sistema FM, acessório para aparelhos auditivos.

O Ministério da Saúde também vai liberar recursos para qualificar o atendimento a pessoas com deficiência em 47 CEO (Centros de Especialidade Odontológica) do País, aumentando em 50% o valor para que os profissionais sejam capacitados para usar técnicas especializadas para tratamento desse público. Cada centro terá uma cadeira de rodas 40 horas por semana para atendimento. Mais de 200 CEOs já foram qualificados.

Essas são as primeiras medidas do programa Viver Sem Limite, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado pela presidente, Dilma Rousseff, em 2012. Os novos serviços e equipamentos estão voltados à inclusão social dos brasileiros com deficiência, garantindo autonomia e independência a esse público e possibilitando melhor qualidade de vida.

Leia mais notícias de Saúde

Publicidade

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o Sistema único de Saúde está se organizando para que as pessoas com deficiência não tenham limitações.

— Quem impõe limites a esses brasileiros é a sociedade que não se organiza. Quando o governo federal lançou o programa Viver Sem Limite inaugurou um novo padrão de atendimento para essa grande população brasileira.

O SUS (Sistema Único de Saúde) em seis estados vão oferece exames do teste do pezinho que diagnostica doenças no recém-nascido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.