Hospital em SP usa exoesqueleto coreano para auxiliar na reabilitação de crianças
Tecnologia tem como objetivo auxiliar na terapia motora, mas também beneficia o cérebro dos pacientes
Saúde|Do R7
Um robô exoesqueleto fabricado na Coreia do Sul, que está em fase de testes em um hospital público de São Paulo, auxilia na reabilitação física de crianças. O instrumento age com sensores que detectam e auxiliam os movimentos dos pacientes.
Inicialmente, o exoesqueleto tinha como objetivo auxiliar na terapia motora, mas os profissionais perceberam que a tecnologia também beneficia o cérebro dos pacientes. Até o momento, oito crianças fazem a terapia.
Leia mais
É o caso de Lorena, de 9 anos, que passou a usar cadeira de rodas após um acidente de carro no ano passado. A criança já fez quatro sessões de terapia com o equipamento. “Dá vontade de correr e dançar”, brinca a menina.

Naiara de Souza, mãe de Lorena, celebra o avanço do tratamento da filha. “Depois de um ano e seis meses do acidente, eu não tinha visto ela em pé. E, quando vi ela em pé, vi o tanto que ela cresceu. Fiquei muito emocionada”, relata.
O médico André Sugawara explica a tecnologia: “Os movimentos executados com ele, beneficiam principalmente o cérebro da criança, com impactos em outras áreas, na capacidade de aprendizagem, no rendimento escolar, na socialização. A gente está descobrindo novas aplicações com o mesmo equipamento”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
