Logo R7.com
RecordPlus

Infectologista explica por que fomepizol tem ação 8.000 vezes mais potente do que o etanol farmacêutico

Antídoto recém-chegado ao país age com rapidez e alta eficácia ao bloquear os efeitos tóxicos do metanol no organismo

Saúde|Do R7

  • Google News

O Brasil recebeu nesta quinta-feira (9) 2.500 ampolas do antídoto fomepizol, destinadas ao tratamento de pacientes com suspeita de intoxicação por metanol, decorrente da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.

O médico Jean Gorinchteyn, infectologista do Instituto Emílio Ribas e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP), declarou em entrevista ao Jornal da Record News que o fomepizol figura entre os antídotos mais eficazes no enfrentamento da toxicidade provocada pelo metanol.


“Por outro lado, o Fomepizol tem uma ação que nós chamaríamos 8.000 vezes mais potente. Ele não só chega mais rápido do que o metanol, mas ele gruda essa molécula e diz: ‘Olha, daqui eu não vou sair’, e assim ele impede a produção desses ácidos tão tóxicos e tão prejudiciais ao organismo”, destaca o especialista.

O médico também ressalta a importância de um diagnóstico antecipado para iniciar o tratamento. “Quanto mais precoce nós tivermos a sua utilização, menor será o dano causado por esses ácidos no nosso organismo”, declara Gorinchteyn.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.