Novo Coronavírus

Saúde Itália tem menor número de mortos pela covid-19 em uma semana

Itália tem menor número de mortos pela covid-19 em uma semana

Foram contabilizadas 433 pessoas mortas nas últimas 24 horas, o que fez o número total de óbitos subir para 23.660, país planeja desconfinamento

  • Saúde | Do R7, com EFE

Itália registra menor número de mortos por covid-19 em uma semana

Itália registra menor número de mortos por covid-19 em uma semana

MOURAD BALTI TOUATI/EFE-EPA - 19.04.20

O número de pessoas mortas pela covid-19 na Itália subiu para 23.660. Foram registradas 433 mortes nas últimas 24 horas. Essa é a quantidade mais baixa da semana, de acordo com a Proteção Civil do país, que tambe´m constata uma importante queda no número de pacientes hospitalizados.

O país registra, no total, 178.972 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus - destes, 3.047 foram detectados nas últimas 24 horas. 

Nesta sexta (17), o país teve o recorde de 2.500 pacientes curados da covid-19 em um dia.  Há uma queda na quantidade de pacientes internados em  UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) que já dura um mês, o que pode ser um indício do fim da fase mais mortal da epidemia.

"Em 3 de abril tínhamos 4.068 pacientes nas UTIs, hoje temos um pouco mais de 2.800", um número inédito desde 20 de março, afirma Franco Locatelli, presidente do Conselho Superior da Saúde da Itália. Segundo ele, "a pressão nos hospitais foi claramente aliviada" nos últimos dias.

Com a redução da quantidade de doentes, a Itália está ansiosa pela saída do confinamento. "Estamos nos preparando para reabrir em 4 de maio", afirma Atilio Fontana, governador da Lombardia, a região da Itália mais castigada pela covid-19, com 12 mil mortos. 

A ideia é apoiada por alguns membros do governo, mas autoridades do sul do país temem uma volta à normalidade prematura. Vicenzo De Luca, governador da região de Campânia, no sudoeste, afirma que se o fim do confinamento atingir toda a população, ele pode decretar a proibição da entrada de italianos do norte.

Últimas