Coronavírus

Saúde Libano encontra mutação do coronavírus em voo de Londres

Libano encontra mutação do coronavírus em voo de Londres

Passageiro, que não teve nacionalidade e estado de saúde divulgados, chegou ao país em 21 de dezembro

  • Saúde | Da EFE

Covid matou  1.353 pessoas no Líbano

Covid matou 1.353 pessoas no Líbano

David Borrat/EFE

O Governo do Líbano anunciou nesta sexta-feira (25) a detecção no país mediterrâneo do primeiro caso da nova variante do coronavírus detectado no Reino Unido, ao confirmar um caso positivo em um voo que chegou de Londres a Beirute no início desta semana.

"Um caso da nova variante do covid-19 foi registrado no voo ME202 de Londres em 21 de dezembro", escreveu o ministro libanês da Saúde Pública, Hamad Hasan, em sua conta oficial no Twitter, sem dar detalhes sobre a nacionalidade do passageiro ou de seu estado de saúde.

Hasan exortou os passageiros do Reino Unido, especialmente aqueles que viajaram no ME202 e suas famílias, "para estarem em alerta e cumprirem todas as normas de prevenção", garantindo ao mesmo tempo que seu departamento está "seguindo "o caso relatado e as pessoas com quem entrou em contato.

De acordo com os últimos dados divulgados ontem pelo Ministério de Saúde Pública do Líbano, a pequena nação mediterrânea contabilizou 166 mil casos de coronavírus até o momento, mais de 2.700 deles nas 24 horas anteriores à publicação da informação.

A grande maioria são infecções "locais", enquanto 3.230 daquelas detectadas desde o início da pandemia no início do ano são consideradas "casos importados". O número de mortes pelo vírus foi a 1.353.

As autoridades libanesas implementaram vários bloqueios para tentar conter a propagação da doença, o último dos quais terminou pouco antes do Natal, embora tenham relaxado as medidas para o feriado.

A nova variante detectada no Reino Unido, anunciada na Câmara dos Comuns em 14 de dezembro pelo ministro da Saúde Matt Hancock, parece ser "mais contagiosa" que a outra cepa, mas não mais perigosa, segundo alguns especialistas.

Últimas