febre amarela
Saúde Macaco morre de febre amarela no bairro de Santo Amaro em São Paulo

Macaco morre de febre amarela no bairro de Santo Amaro em São Paulo

Animal foi encontrado dentro de uma casa; haverá vacinação emergencial em Santo Amaro, Campo Grande e Campo Belo e três parques serão fechados

Macaco morre de febre amarela no bairro de Santo Amaro em São Paulo

Saguis percorrem longas distâncias e não é possível definir onde teria sido infectado

Saguis percorrem longas distâncias e não é possível definir onde teria sido infectado

Reprodução/BBC Brasil

Um sagui foi encontrado morto no quintal de uma casa no bairro de Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Nesta sexta-feira (9), o Instituto Adolfo Lutz confirmou que o macaco morreu de febre amarela.

De acordo com a prefeitura de São Paulo, o animal não era de estimação da família, ele vivia na natureza. A espécie é capaz de percorrer longas distâncias durante o dia e, por isso, não é possível afirmar onde ele pode ter sido infectado.

Vacinação emergencial

A região não faz parte da campanha de vacinação fracionada. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde organizou um esquema especial de vacinação para imunizar o maior número possível de moradores dos bairros de Santo Amaro, Campo Grande e Campo Belo.

Saiba quem não pode se vacinar contra a febre amarela

A vacinação será realizada neste sábado (10) e na próxima segunda-feira (12) em dois pontos montados exclusivamente para esses dias. O primeiro fica no estacionamento da loja Petz, na Avenida Washington Luiz, número 2.737.

O segundo ponto de vacinação é no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, também na Avenida Washington Luiz, número 3.919. O atendimento será entre 9h e 17h.

Quem preferir pode se vacinar na quarta-feira (14), a partir do meio-dia, nas UBS Jardim Aeroporto, Campo Grande, Vila Arriete, Santo Amaro e Chácara Santo Antônio.

Por causa do caráter emergencial, nesses lugares, não será cobrada senha. Mas, para se vacinar, é preciso levar comprovante de residência e um documento com foto.

Parques fechados

A Unidade de Vigilância em Saúde de Santo Amaro começou, nesta sexta-feira, uma série de ações para orientar a população local. Técnicos estão visitando as casas e, a partir deste sábado (10), será feita a vaporização de veneno para mosquito nos imóveis que ficam perto de onde o macaco foi encontrado.

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente determinou o fechamento de três parques da zona Sul de São Paulo: O Parque Severo Gomes, na Granja Julieta, o Parque do Cordeiro, em Santo Amaro, e o Parque Chuvisco, no Jardim Aeroporto.

O Parque Linear Invernada, na região de Campo Belo, não pode ser fechado porque não possui delimitação física. A recomendação da secretaria é que as pessoas evitem visitar o local.

    Access log