Maquiagem pode causar menopausa precoce

Produtos químicos também pode aumentar o risco de câncer, diabetes e obesidade

Algumas mulheres estão passando pela menopausa 15 anos mais cedo, por volta dos 35 anos

Algumas mulheres estão passando pela menopausa 15 anos mais cedo, por volta dos 35 anos

Getty Images

Produtos químicos encontrados em maquiagens e spray de cabelo podem causar menopausa precoce nas mulheres, advertem os pesquisadores.

A preocupação generalizada em relação a esses produtos já existe: estudos recentes têm mostrado que substâncias químicas encontradas em plásticos, cosméticos, produtos domésticos e embalagens de alimentos podem aumentar o risco de câncer, diabetes e obesidade.

Mas a descoberta de pesquisadores americanos vai além e afirma que esses produtos estão interrompendo os sistemas reprodutivos das mulheres, incluindo os ovários, o que leva à menopausa precoce.

A médica Dr. Natália Grindler, da Universidade de Washington, e sua equipe analisaram os níveis de ftalatos (composto químico utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável) no sangue e na urina de 5,7 mil mulheres.

Atividade física ameniza efeitos da menopausa

Menopausa não implica aumento de peso e sim gordura abdominal

Primeiro transplante de ovário é realizado com sucesso no Brasil

Aquelas que apresentaram maiores valores desse composto no corpo  passaram pela menopausa dois ou três anos antes da idade padrão, que é de 51 anos de idade.

Natália explicou ainda que, em alguns casos, algumas mulheres passam pela menopausa 15 anos mais cedo, por volta dos 35 anos, segundo o site Daily Mail:

— Esse quadro clínico tem grande impacto na saúde da mulher. Nós achamos que essas substâncias têm o potencial de afetar a função ovariana e a reprodução humana.

Segundo a médica, apesar de se tratar de uma pesquisa preliminar, as evidências já são suficientes para sugerir um impacto prejudicial a longo prazo.

Últimas