Novo coronavírus
Saúde Médicos tailandeses curam paciente com coronavírus em 48 horas

Médicos tailandeses curam paciente com coronavírus em 48 horas

Chinesa de 71 anos estava internada em um hospital da Tailândia, onde recebeu coquetel de antivirais; exames posteriores não detectaram o vírus

Tailândia tem 19 casos confirmados do novo coronavírus

Tailândia tem 19 casos confirmados do novo coronavírus

EFE/EPA/DIEGO AZUBEL

O ministro de Saúde Pública da Tailândia e vice-primeiro-ministro do país, Anutin Charnwirakun, anunciou no último domingo (2) que uma paciente chinesa infectada com o novo coronavírus foi curada em 48 horas em um hospital tailandês.

A vítima tem 71 anos e estava internada em um hospital com quadro de pneumonia. Os médicos administraram um coquetel de medicamentos antivirais usados contra o HIV (lopinavir e ritonavir), e gripe (oseltamivir).

"O resultado laboratorial positivo para coronavírus se tornou negativo em 48 horas", afirmou o médico Kriengsak Attipornwanich, em entrevista coletiva.

Ele acrescentou que a paciente, que "estava exausta antes [do tratamento], conseguia se sentar na cama 12 horas depois".

Não existem até agora medicamentos que sejam usados especificamente para combater o coronavírus. O que os médicos têm feito na China e em diversos países é o tratamento dos sintomas, conforme a gravidade do quadro de saúde do paciente.

Este é o primeiro caso de que se tem notícia de um paciente curado com antivirais. Mas isso não significa que todos os infectados respondam bem aos medicamentos, algo que precisa ser estudado.

Destino muito procurado por chineses, a Tailândia foi o primeiro local fora da China a ter o novo coronavírus. Atualmente, são 19 casos, sendo que 11 deles estão hospitalizados.

Leia também: China testa medicamento usado contra o ebola no tratamento do coronavírus