Coronavírus

Saúde Metade dos brasileiros acima de 18 anos já tomou 1ª dose de vacina

Metade dos brasileiros acima de 18 anos já tomou 1ª dose de vacina

Ministério da Saúde contabiliza mais de 79 milhões de indivíduos que deram início ao esquema de imunização contra covid-19

Cerca de 158 milhões de brasileiros fazem parte do público-alvo da vacinação

Cerca de 158 milhões de brasileiros fazem parte do público-alvo da vacinação

YAGO FROTA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Metade dos brasileiros com 18 anos ou mais já tomou pelo menos a primeira dose de uma das vacinas contra covid-19 disponíveis no SUS. Dos 158 milhões aptos a serem imunizados, segundo o Ministério da Saúde, 79 milhões (50,02%) haviam tomado a primeira dose até esta terça-feira (6).

Outros 28 milhões completaram o esquema vacinal, seja com duas doses ou com a vacina de dose única da Janssen. O número representa 17,7% do público-alvo.

Somados os dois grupos, 67,7% das pessoas com mais de 18 anos já tomaram ao menos uma dose. Todavia, 51 milhões de brasileiros ainda não receberam uma dose sequer.

Na semana passada, o país rompeu a marca de 100 milhões de doses aplicadas. A estabilidade das entregas do Instituto Butantan (CoronaVac), da Fiocruz (AstraZeneca) e da Pfizer, além da antecipação de doses da Janssen em junho, permitiu com que estados e municípios até mesmo antecipassem a imunização por faixa etária.

Desde 17 de janeiro, o Ministério da Saúde já remeteu 143,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 às unidades da federação. Deste total, 13,7 milhões estão em fase de envio e distribuição.

Últimas