Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metrôs de SP medem pressão arterial no Dia da Hipertensão 

Aferição gratuita da pressão arterial será oferecida nas estações Barra Funda, Tatuapé e Corinthians Itaquera; pressão acima de 14 por 9 é considerada alta

Saúde|Do R7

Estação Corinthians-Itaquera vai oferecer aferição de pressão gratuita nesta sexta
Estação Corinthians-Itaquera vai oferecer aferição de pressão gratuita nesta sexta Estação Corinthians-Itaquera vai oferecer aferição de pressão gratuita nesta sexta

Algumas estações de metrô de São Paulo vão oferecer, nesta sexta-feira (26), Dia Nacional da Hipertensão, aferição gratuita da pressão arterial. As estações são Barra Funda, Tatuapé e Corinthians-Itaquera.

A ação nas estações Barra Funda e Corinthians-Itaquera serão realizadas entre 9h e 17h. Já na Tatuapé, entre 10h e 16h. 

Leia também: Hipertensão na adolescência dobra risco de doença renal na vida adulta

Além do exame, a iniciativa inclui orientações de como prevenir a doença. Considera-se hipertensa a pessoa que apresenta pressão arterial em repouso igual ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg).

Publicidade

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído para o corpo por meio dos vasos sanguíneos. Fatores de risco para a hipertensão são propensão genética (casos na família), cigarro, obesidade, elevado consumo de sal e do nível de colesterol no sangue.

Leia também: Hipertensão está descontrolada no Brasil, dizem especialistas

Publicidade

A hipertensão afeta cerca de 30% dos brasileiros, sendo um dos principais fatores de risco para doenças do coração, que matam 400 mil pessoas por ano no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Sal sobe a pressão? Tudo o que você precisa saber sobre a hipertensão:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.