Coronavírus

Saúde Ministério alerta para aumento das infecções respiratórias no inverno

Ministério alerta para aumento das infecções respiratórias no inverno

Secretário Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, avalia que situação deste ano será agravada pela presença da covid-19 entre as doenças

  • Saúde | Do R7

Oliveira destaca que fenômeno ocorre todos os anos

Oliveira destaca que fenômeno ocorre todos os anos

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O secretário Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alertou nesta terça-feira (28) que a chegada do inverno tende a agravar ainda mais a situação do sistema de saúde brasileiro com o avanço das doenças respiratórias.

“O Brasil tem uma sazonalidade de doenças respiratórias que ocorrem entre o outono e o inverno. Na transição do outono para o inverno, é o período em que os vírus respiratórios circulam com mais velocidade”, explicou ele, citando como exemplo a covid e o influenza.

Leia mais: 30% dos novos óbitos por covid-19 ocorreram nos últimos três dias

Para Oliveira, o fenômeno acontece todos os anos e deve ser agravado devido ao novo coronavírus. “É natural que tenhamos como consequência um aumento no número de internações por causas respiratórias, independentemente da covid. Com a presença da covid, isso se torna ainda mais intenso e, por isso, exige mais atenção”, orientou o secretário.

Diante da situação, Oliveira reforçou a necessidade de manter os hábitos de lavar as mãos com frequência, cobrir a boca ao tossir e expirar, não compartilhar objetos pessoais e utilizar máscaras de proteção.

Últimas