Surto de varíola do macaco

Saúde Ministério da Saúde confirma 11 casos de varíola do macaco no Brasil

Ministério da Saúde confirma 11 casos de varíola do macaco no Brasil

Todos os casos positivos tiveram contato com pessoas na Europa, e a organização ainda investiga dez suspeitos 

Agência Estado

Resumindo a Notícia

  • O estado de São Paulo confirmou sete casos
  • O ministério ainda monitora dez casos suspeitos no Brasil
  • Todos os casos tiveram contato com pessoas na Europa
Casos foram confirmados em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Casos foram confirmados em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Dado Ruvic/Reuters

O Brasil chegou nesta quarta-feira (22) a 11 casos confirmados de varíola do macaco, segundo informações do Ministério da Saúde. São três casos a mais do que dois dias atrás, e outras possibilidades estão sendo investigadas.

"O Ministério da Saúde informa que, até o momento, 11 casos de monkeypox foram confirmados no Brasil, sendo sete no estado de São Paulo, dois no Rio de Janeiro e dois no Rio Grande do Sul", explicou a pasta, que não forneceu mais detalhes sobre os novos casos.

Entre as confirmações anteriores, todos mantiveram contato com pessoas na Europa, continente que teve o primeiro caso detectado em maio, o de uma pessoa que retornava à Inglaterra após uma viagem à Nigéria. A doença é endêmica na África Ocidental e Central e raramente se espalhava para outros locais. Desde então, países da Europa, assim como Estados Unidos, Canadá e Austrália, confirmaram casos.

"SP tem sete casos confirmados da monkeypox, sendo três em São Paulo, dois em Indaiatuba, um em Santo André e o outro em Vinhedo. Todos os casos são importados, com histórico de viagem para a Europa. Os pacientes estão com boa evolução do quadro, em isolamento residencial, e sendo acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios, com o apoio do estado", explicou a Secretaria de Estado da Saúde.

Na cidade de São Paulo, os casos confirmados incluem um homem de 31 anos, com passagem recente pela Europa, e outro homem, de 41 anos, que esteve em Portugal e na Espanha. Outro episódio ocorreu com um morador de Vinhedo, de 29 anos, que também havia viajado para a Europa.

"O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional, segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes. Outros dez casos seguem em investigação nos estados do Ceará (2), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (1), Acre (1) e Rio Grande do Sul (2)", afirmou.

Na terça-feira (21), a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) recomendou vacinar homens gays e bissexuais para tentar controlar o surto de varíola do macaco. A estratégia de imunização recomenda que devem receber a injeção aqueles em maior risco de exposição ao vírus, mas o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS England) ainda precisa definir detalhes sobre as pessoas elegíveis.

Últimas