Saúde Ministério da Saúde inicia campanha nacional de doação de sangue

Ministério da Saúde inicia campanha nacional de doação de sangue

Ação busca conscientizar os brasileiros sobre importância da doação de sangue para aumentar os níveis de estoques nos hemocentros e ajudar a salvar a vidas

  • Saúde | Do R7 Conteúdo e Marca

Banner oficial da campanha nacional de doação de sangue de 2022

Banner oficial da campanha nacional de doação de sangue de 2022

divulgação | Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou neste mês a campanha nacional de doação de sangue de 2022. Com o slogan "Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece", a pasta busca conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue Uma doação pode ajudar a salvar até 4 vidas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram feitas 3.271.824 coletas, já em 2020, esse número foi de 2.958.665e, finalmente, em 2021, o número para foi de 3.035.533 bolsas de sangue.

De acordo com o Ministério da Saúde, é comum acontecer uma redução no estoque de sangue dos hemocentros de todo o país com a chegada do inverno e das férias escolares. Durante esses períodos, as pessoas mudam suas rotinas, viajam ou aproveitam para descansar. "Assim, lembramos os doadores da importância da doação de sangue antes de viajar de férias. Os hemocentros também trabalham com esta perspectiva, sensibilizando a população durante estes períodos críticos para que não haja redução nos estoques", afirma a pasta.

O Ministério da Saúde informa que acompanha diariamente o quantitativo de bolsas de sangue em estoque nos maiores hemocentros estaduais. Essa estratégia permite uma possível antecipação na tomada de decisão, visando minimizar o impacto de eventuais desabastecimentos de sangue.

“O engajamento para a doação de sangue é um processo que se desenvolve a partir da conscientização da população. Assim, a maior necessidade é manter a doação regular para garantir a manutenção dos estoques de sangue”, informa em nota o Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde informa que investiu neste ano, aproximadamente, R$ 1,8 bilhão nos Serviços de Hematologia e Hemoterapia públicos. Os recursos foram destinados à estruturação da rede nacional, modernização das unidades e qualificação dos profissionais, além do fornecimento de medicamentos de alto custo aos pacientes portadores de doenças hematológicas.

Quais os critérios básicos para doar sangue?

● Pessoas com idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal)

● Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos

● Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto

● Pesar no mínimo 50 kg

● Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas

● Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas

Alguns critérios que impedem a doação

● Período gestacional

● Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana

● Amamentação: até 12 meses após o parto

● Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

● Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação)

● Extração dentária: 72 horas

● Transfusão de sangue: 1 ano

● Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

● Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses

Pessoas que tiveram Covid-19 podem doar sangue?

● Se for diagnóstico de Covid-19, você pode doar sangue somente após 10 dias da recuperação total dos sintomas

● Caso esteja assintomático, mas testou positivo para Covid-19, somente após 10 dias

● Se teve contato com a pessoa infectada, após 7 dias do último contato com essa pessoa você poderá doar

Últimas