Novo Coronavírus

Saúde Ministro da Saúde dá 'tutorial' sobre como se prevenir do coronavírus

Ministro da Saúde dá 'tutorial' sobre como se prevenir do coronavírus

Luiz Henrique Mandetta usou bom humor ao estrelar um "faça você mesmo" para orientar com um passo a passo sobre a lavagem correta das mãos

Agência Estado
Pia foi instalada no ministério para gravar o tutorial

Pia foi instalada no ministério para gravar o tutorial

Reprodução/Twitter

Depois de o Brasil confirmar dois casos de novo coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, demonstrou nesta segunda-feira (2) bom humor ao estrelar uma espécie de "faça você mesmo", orientando a população com um passo a passo sobre a lavagem correta das mãos.

O "tutorial" do ministro foi feito na companhia do secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira. A dica é sempre lavar a parte de dentro da mão, as unhas e o dorso, ou seja, toda a região.

Uma pia foi instalada na entrada do prédio do Ministério da Saúde, em Brasília, para que os dois ensinassem em tempo real a melhor forma de impedir a infecção pelo vírus, que vem se espalhando pelo mundo sem dar trégua.

"Se eu estiver viajando, fora, não tiver uma pia perto de mim, posso usar o álcool gel, mas não há necessidade, 'ah, tenho de usar o álcool gel'. Ele é um complemento", afirmou o secretário.

Mandetta aproveitou o recado do colega para reforçar o alerta — até mesmo o celular merece atenção redobrada em meio ao surto de coronavírus. "Fica todo mundo mexendo no celular o dia inteiro, passa bastante álcool gel e volta pro celular. Então higienize o seu aparelho celular, tá bom, gente?", disse o ministro.

Os dois ressaltaram que o álcool em gel é um complemento, ou seja, a lavagem das mãos com água e sabão é medida indispensável para uma higienização apropriada. "Como a maioria das pessoas tem acesso à água e sabão essa é a medida mais eficiente. Tem de ter contato com toda a mão", frisou Oliveira.

Últimas