Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de casos de dengue aumenta 190% no Brasil em 2013

Ministério da Saúde admite que o País vive uma epidemia da doença 

Saúde|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Dengue: número de casos registrado aumentou 190% no Brasil em 2013
Dengue: número de casos registrado aumentou 190% no Brasil em 2013 Dengue: número de casos registrado aumentou 190% no Brasil em 2013

O número de casos de dengue registrado no Brasil em 2013 aumentou 190%, em comparação com o ano passado. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Saúde, em Brasília, até o último dia 16 foram confirmados 204.650 casos de dengue em todo País. No mesmo período de 2012, foram notificados 70.489.

Mato Grosso do Sul é o Estado com maior número de casos de dengue registrados — foram 42.015 notificações. Minas Gerais é o segundo lugar onde mais se registrou a doença, com 35.334 casos, seguido por Goiás, com 27.376 notificações.

Mosquito da dengue deixará de transmitir vírus em 2014

Quando se leva em consideração o número de habitantes dos Estados, Mato Grosso do Sul continua no topo da lista. A cada 100 mil habitantes, 1.677 tiveram dengue entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro — um aumento de 4.757% na comparação com 2012.

Publicidade

Sanofi anuncia resultados da vacina contra dengue

Em relação à incidência, Goiás é o segundo Estado com maior número de casos de dengue em comparação com o número de habitantes. A cada 100 mil, 444 tiveram a doença. No Acre, terceiro lugar da lista, em cada 100 mil habitantes, 410 pessoas sofreram com a doença.

Publicidade

Epidemia

Além de Mato Grosso do Sul, Goiás e Acre, Mato Grosso e Tocantins também são Estados com epidemia de dengue, uma vez que mais de 300 pessoas, a cada 100 mil habitantes, foram diagnosticadas com a doença.

Publicidade

O secretário de vigilância em saúde, Jarbas Barbosa, a circulação do novo tipo de vírus, o DENV-4, é responsável por esse aumento significativo no número de casos.

— Toda vez que a gente tem um novo sorotipo chegando a um Estado onde nunca circulou, ele encontra uma população suscetível. O País todo está suscetível, porque praticamente ninguém na população teve, o DENV-4 nunca tinha circulado no Brasil. Mas esse fator a gente não controla, o sorotipo de espalha por todo País.

O secretário lembra que, uma vez infectada, a pessoa fica imune àquele tipo de vírus. Ou seja, quem pegou o DENV-1, pode ter dengue somente se for infectado pelos outros tipos, como o DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Segundo o Ministério da Saúde, o DENV-4 nunca havia circulado no Brasil e por isso os próximos anos serão marcados por grandes epidemias da doença.

Leia mais notícias de Saúde no R7

Além disso, a mudança de gestão nos municípios, com a eleição para prefeitos no ano passado, pode ter prejudicado a continuidade das ações de prevenção.

Por isso, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pediu esforço dos novos gestores nos próximos meses:

— A gente reforça o alerta para os novos prefeitos. Estamos só começando a ações de combate à dengue, que vão até maio.

Segundo o governo, foram repassados, em 2012, R$ 1,73 bilhão para custear ações de vigilâncias dos Estados e municípios, o que corresponde a alta de 29% em relação ao R$ 1,34 bilhão repassado em 2011.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.