Número de fumantes cai pela metade em São Paulo

Pesquisa aponta que 21% da população da cidade fuma

A população de São Paulo está fumando menos. O consumo de cigarro caiu pela metade na região em 27 anos, segundo mostra o Datafolha. De acordo com a pesquisa, 21% da população fuma. Em 1986 a porcentagem de fumantes na cidade chegava a 40%.

Os paulistanos com mais de dez salários mínimos são os que menos fumam. Apenas 15% deles consomem cigarro e 30% pararam de fumar. 

A pesquisa apurou que a região da cidade que mais consome o cigarro é a zona leste de São Paulo. Aproximadamente 25%  dos moradores fumam. Já a região com mais pessoas não-fumantes é a zona oeste da cidade com 18%.

Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e álcool, diz especialista

O número de ex-fumantes também está cresceu para 24% e superou o número de fumantes na região. Em 2008, este número chegava a 21%.

Os jovens também estão fumando menos. Em 2008 o número de paulistanos entre 14 a 24 anos que fumavam era de 20% na cidade,  na pesquisa de 2013 este número caiu para 14%.

Embora os números sejam satisfatórios, a cidade ainda tem mais fumantes do que a taxa nacional. De acordo com a pesquisa da Vigitel (Inquérito Telefônico anual do Ministério da Saúde), 14,8% da população nacional consome o tabaco.  Além disso, o número de fumantes entre 45 a 59 anos aumentou de 27% para 30%.