Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nutricionista destaca os benefícios do consumo moderado de açúcar

Recomenda-se seis colheres de chá de açúcar em 24 horas

Saúde|

Açúcar é ótimo para dar energia e con
Açúcar é ótimo para dar energia e con Açúcar é ótimo para dar energia e con

Um pedaço de doce ou um copo de refrigerante pode ser um prazer condenado por muitas pessoas. Esses alimentos e bebidas têm como ingrediente a sacarose, mais conhecida pelo nome popular de açúcar, e costumam encabeçar a lista de quem quer evitar ganhar peso. Mas o diretor da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), Paulo Giorelli, explica que o açúcar tem, sim, benefícios - só precisa ser consumido com equilíbrio.

— Todo excesso é prejudicial, mas o açúcar é ótimo para dar energia e conservar alimentos industrializados. Deve ser consumido em quantidades que não ultrapassem 10% do valor calórico total de uma refeição. 

Recomenda-se como quantidade máxima de açúcar em um dia o correspondente a 10% do valor energético total. Segundo o nutrólogo, isso significa quatro a seis colheres de chá em 24 horas.

— O açúcar é como a gasolina do organismo: é convertido em energia assim que chega à corrente sanguínea. 

Publicidade

O chocolate e o refrigerante, por exemplo, podem fazer parte de um estilo de vida saudável, se consumidos em quantidades compatíveis com o gasto energético de cada pessoa. Ou seja, com uma alimentação equilibrada aliada à prática regular de atividades físicas, não é preciso evitar o prazer do açúcar.

Para aqueles que consomem doces em grandes quantidades, no entanto, Giorelli sugere tentar substituir o açúcar. O consumo deve ser mais cuidadoso por aqueles que seguem dietas alimentares com indicação médica, têm propensão à obesidade ou quadro de diabetes na família.

— O açúcar é um carboidrato simples, o que significa que é rapidamente incorporado pelo organismo. Se consumido sem controle, pode causar doenças, além da obesidade. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.