O que fazer para evitar o coronavírus?

A melhor maneira de prevenir a doença é evitar a exposição ao vírus. O Ministério da Saúde orienta lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Também é importante utilizar lenço descartável para higiene nasal.

Ao tossir e espirrar é necessário cobrir a boca e o nariz com lenço de papel ou então usar a parte interna do cotovelo para não espalhar goticulas contaminadas pelo ar. Para quem está do outro lado é recomendado manter distância de um metrô do infectado, de acordo com a OMS, de acordo com a organização mundial da saúde.

No dia a dia, evite tocar olhos, nariz e boca, não compartilhe objetos de uso pessoal, como toalhas, talheres, pratos, copos e garrafas, e mantenha ambientes bem ventilados. Objetos e superfícies devem ser limpos e desinfetados com frequência. Evite contato físico com objetos públicos e locais desnecessários.

Caso esteja doente fique em casa, mesmo que a causa não seja coronavírus. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária nacional ou local.