OMS diz que crianças com 12 anos ou mais devem usar máscaras

Em um documento no site da OMS, a entidade e a Unicef dão diretrizes e explicações sobre o uso da máscara em crianças

OMS e Unicef informam sobre uso de máscaras em crianças

OMS e Unicef informam sobre uso de máscaras em crianças

Willy Kurniawan/Reuters - 23.04.2020

A OMS (Organização Mundial da Saúde) disse que crianças com 12 anos ou mais devem usar máscaras para ajudar a combater a pandemia da covid-19 nas mesmas condições que os adultos, enquanto crianças entre seis e 11 anos devem usá-las sob abordagem baseada em risco.

Crianças com 12 anos ou mais devem usar máscara especialmente quando a distância de um metro de outras não pode ser garantida e há transmissão generalizada na área, afirmaram a OMS e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em um documento no site da OMS datado de 21 de agosto.

O uso de máscaras por crianças entre seis e 11 anos depende de uma série de fatores, incluindo a intensidade de transmissão na área, a habilidade da criança em usar a máscara, o acesso a máscaras e a supervisão adequada de um adulto, disseram as duas organizações.

O impacto potencial na aprendizagem e no desenvolvimento psicossocial e as interações que a criança mantém com pessoas com alto risco de desenvolver doenças graves também devem desempenhar um papel na avaliação dos riscos.

Crianças de cinco anos ou menos não devem ser obrigadas a usar máscaras com base na segurança e no interesse geral da criança, disseram a OMS e a Unicef.