OMS: Mundo bateu recorde de novos casos de covid-19 em 24 horas

Foram 106 mil diagnósticos, de acordo com a organização, que trabalha apenas com casos oficialmente comunicaos pelos sistemas de saúde

Enfermeira atende paciente em UTI de hospital na Califórnia, EUA

Enfermeira atende paciente em UTI de hospital na Califórnia, EUA

Lucy Nicholson / Reuters - 12.5.2020

O mundo bateu o recorde de registros de novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, informou a OMS (Organização Mundial da Saúde). Foram 106 mil novos registros, a maioria deles concentrados em apenas 4 países. De acordo com o mapa disponível na plataforma online da OMS, estes países seriam os Estados Unidos, Brasil, Rússia e Índia.

"Estamos preocupados com crescimento da pandemia em países de baixa renda", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. Segundo ele, a organização busca reforçar as redes de distribuição de material de proteção para garantir atendimento seguro às pessoas contaminadas e salvaguardar o trabalho de médicos e enfermeiros.

Plataforma científica sobre a covid-19

O diretor-geral anunciou a criação de uma plataforma científica comum sobre o novo coronavírus, para o compartilhamento de avanços nas pesquisas de tratamentos e vacinas. Todos os países-membros da OMS estão convidados a aderir à plataforma.

Uma das maiores preocupações em relação ao desenvolvimento de vacinas é que elas sejam patenteadas de forma privada e, com isso, não possam ser replicadas e produzidas de forma universal. A plataforma, além de permitir uma troca mais rápida entre cientistas, também indica que a OMS busca que remédios que venham a ser aprovados ou um futuro imunizante tenham licenças abertas.