Coronavírus

Saúde Pfizer chega a mais de 80 milhões de doses entregues ao país

Pfizer chega a mais de 80 milhões de doses entregues ao país

Cerca de 2,2 milhões foram entregues no domingo (19); acordo prevê fornecimento de 200 milhões de doses até dezembro

  • Saúde | Do R7

Chegada de doses da vacina da Pfizer no domingo (19) no aeroporto de Viracopos

Chegada de doses da vacina da Pfizer no domingo (19) no aeroporto de Viracopos

UPS/ALF TV VCP

Com 2,2 milhões de doses entregues no domingo (19), a Pfizer chegou a 81 milhões de vacinas contra a covid fornecidas ao governo federal. Essa entrega se refere ao primeiro contrato, assinado em março, que prevê o fornecimento de 100 milhões de doses até dia 30.

Até dezembro, a farmacêutica pleneja a entrega de mais 100 milhões, prevista em um segundo contrado firmado em maio, totalizando 200 milhões. 

A Pfizer vem entregando ao menos 1 milhão de doses quase diariamente (terça, quarta, sexta e domingo) ao governo federal desde o início de agosto. Além de indicada como primeira opção de aplicação como terceira dose aos idosos pelo Ministério da Saúde, a vacina é a única autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em adolescentes, entre 12 e 17 anos.

Embora o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tenha determinado a suspensão da imunização nessa faixa etária, com exceção de jovens com comorbidade, deficência permanente e privados de liberdade, ao menos 14 estados e Distrito Federal mantêm a vacinação de adolescentes. 

Cerca de 222,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas no país, segundo o Ministério da Saúde, sendo 141,8 milhões de primeiras doses e 80,5 milhões de segundas doses ou doses únicas.

Foram distribuídas 267,6 milhões de doses aos Estados e ao Distrito Federal. Desse total, 259,4 milhões já foram entregues e 8,2 milhões estão em processo de distribuição, de acordo com a pasta. 

Últimas