Portugal inicia projeto-piloto para sequenciar covid-19

O objetivo é identificar cadeias de transmissão e ter maiores condições de identificar um possível novo surto

Portugal se concentra nos diagnósticos em massa para controlar a pandemia

Portugal se concentra nos diagnósticos em massa para controlar a pandemia

Jose Coelho / EFE/EPA - 17.04.2020

Portugal está trabalhando em um projeto-piloto para "sequenciar" mil genomas da covid-19, que darão respostas a novos surtos do novo coronavírus.

Nesta quarta-feira (6), o secretário de Estado da Saúde, António Sales, dosse que o objetivo deste projeto é identificar cadeias de transmissão, as áreas pelas quais ele entrou em Portugal e, dessa maneira, ter maiores orientações antes de um possível novo surto. O trabalho é liderado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

"Queremos saber a identidade do coronavírus, se é o mesmo que entrou na China ou sofreu mutação", acrescentou Sales. Segundo ele, o genoma desse vírus foi alterado 150 vezes desde seu aparecimento na China.

Dados, testes e medidas

Segundo as estatísticas de hoje, Portugal registrou 480 novas infecções nas últimas 24 horas, portanto o número de positivos é de 26.182 pessoas. O número de mortes está em 1.089 até o momento.

O governo português continua se concentrando nos diagnósticos em massa para controlar a pandemia, razão pela qual 471 mil testes já foram realizados desde 1º de março.

Hoje, os sindicatos da educação em Portugal expressaram seu desconforto ao governo, uma vez que desenvolveu um plano de retorno às escolas para os estudantes do 11º e 12º anos (16 e 17 anos) sem ser consultados.

As crianças em idade escolar devem retomar as salas de aula no próximo dia 18 e usar uma máscara nas aulas, além de manter distância social na sala de aula.