Primeira pessoa infectada com novo coronavírus no Brasil está curada 

David Uip, Coordenador do Centro de Contingência do Estado de São Paulo, fez anuncio durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes 

OMS classificou situação como "pandemia"

OMS classificou situação como "pandemia"

Alex Silva/Estadão Conteúdo

David Uip, coordenador do Centro de Contingência para coronavírus do Estado de São Paulo, anunciou a cura do primeiro paciente confirmado com coronavírus no Brasil.

O comunicado foi realizado durante entrevista coletiva, nesta sexta-feira (13), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. 

De acordo com o infectologista, o homem, de 61 anos, diagnosticado no dia 25 de fevereiro, pelo Hospital Albert Einstein, não apresenta mais o vírus. A constatação foi realizada pelo laboratório da unidade privada de saúde. 

Além de David Uip, a entrevista coletiva contou com as participações de João Doria, governador de São Paulo, Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, secretário estadual de Saúde e Edson Aparecido dos Santos, secretário municipal de saúde.

Veja também: Brasil registra 98 casos confirmados de novo coronavírus

Desde a constatação do primeiro caso, pacientes que chegam de viagem internacional e apresentam febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, falta de ar, entre outros) estão sendo testados.

Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde confirmou que as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro já possuem transmissão comunitária do vírus. Quando a epidemia chega nesta fase, não é mais possível identificar a trajetória de infecção.

Tire dúvidas sobre o novo coronavírus

Guia com informações básicas sobre o novo coronavírus

Guia com informações básicas sobre o novo coronavírus

Arte R7