Reino Unido passa a ser o quinto país com mais vítimas da covid-19

O país chegou a um total de 20.319 mortes contabilizadas em hospitais e unidades de saúde. Nas últimas 24 horas foram registrados 813 novos óbitos

O número real de mortes no Reino Unido é mais elevado do que o relatado

O número real de mortes no Reino Unido é mais elevado do que o relatado

John Sibley / Reuters - 14.4.2020

O Reino Unido chegou a um total de 20.319 mortes por covid-19 nos hospitais do país, de acordo com informações divulgadas neste sábado (25) pelo Ministério da Saúde local.

Nas últimas 24 horas foram registrados 813 novos óbitos e, portanto, o Reino Unido torna-se no quinto país com mais vítimas do novo coronavírus, atrás dos Estados Unidos, Itália, Espanha e França.

Esse número não inclui as mortes por covid-19 ocorridas fora dos hospitais nacionais, como as registradas em casas de repouso, o que implica que o número real de mortes é mais elevado do que o relatado.

O número de mortes registradas em um dia é consideravelmente superior dos dois dias anteriores - 684 na sexta-feira (24) e 616 na quinta (23). 

O país ultrapassa as 20 mil mortes pela doença ocasionada pelo novo coronavírus em meio à crescente pressão sobre o governo Boris Johnson - ainda se recuperando da doença - devido a medidas impostas para conter sua propagação.

No mês passado, o principal consultor científico do governo, Patrick Vallance, disse a um comitê parlamentar que era esperado que o número de mortes causadas pela covid-19 fosse menor que 20 mil, algo que não foi alcançado.

Esses números são conhecidos depois que Downing Street - a residência e gabinete oficial do primeiro-ministro - foi obrigado a explicar a presença do principal assessor de Boris Johnson, Dominic Cummings, em reuniões do órgão científico que aconselha o governo sobre sua estratégia contra pandemia do coronavírus.

Essa nova polêmica foi gerada após o jornal "The Guardian" revelar que o conselheiro do líder dos conservadores fazia parte da lista de pessoas que participaram de uma reunião crucial realizada pelo referido grupo consultivo científico para emergências.