Coronavírus

Saúde Saiba como evitar contaminação por covid-19 em casa e com entregas

Saiba como evitar contaminação por covid-19 em casa e com entregas

Claudia Raia pegou a doença mesmo em quarentena e acredita que foi no elevador; infectologista explica como receber entregas de maneira segura

  • Saúde | Aline Chalet, do R7*

A embalagem de comida deve ser jogada fora e as mãos higienizadas em seguida

A embalagem de comida deve ser jogada fora e as mãos higienizadas em seguida

Freepik

Ficar em casa não garante que a pessoa não se contamine com coronavírus, afirma o infectologista Luis Fernando Waib, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). Segundo ele, o risco ainda existe, pois, mesmo em casa, não existe isolamento absoluto.

“Você acaba interagindo, pega o elevador, vai buscar uma encomenda”, afirma. Ele explica que o que realmente ajuda a diminuir a chance de contaminação são as medidas de prevenção: isolamento social, utilização de máscaras quando sair e higiene frequente das mãos.

Foi o que aconteceu com Claudia Raia e sua família. “"Nós 'coronamos' em casa. Uma loucura. Desci para buscar uma comida e acho que foi no elevador" afirmou a atriz em entrevista à Harper's Bazaar.

Para evitar se contaminar dessa maneira, é necessário utilizar máscaras quando for receber encomendas, não levar as mãos ao rosto e lavá-las assim que chegar em casa.

Para entregas de comidas e refeições, o médico recomenda que tire os alimentos da embalagem, coloque em um recipiente da própria casa e lave as mãos antes de comer.

Leia também: Como limpar o celular para se proteger do coronavírus

Verduras, frutas e legumes devem ser higienizados como já se fazia antes. “A gente já lavava antes. Nenhuma doença desapareceu, só somou, então lavar esses alimentos já deveria ser da rotina.”

Alimentos que venham embalados e bananas não precisam ser higienizados, a recomendação é apenas de lavar as mãos antes de comer.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Ruas de São Paulo ficam lotadas de ciclistas no megaferiado:

Últimas