Gripe
Saúde São Paulo vacina mais de 270 mil em Dia D contra a gripe

São Paulo vacina mais de 270 mil em Dia D contra a gripe

Meta é imunizar 2,3 milhões de paulistanos até 1º de junho, quando termina a campanha de vacinação

vacina contra gripe

Entre os vacinados, 15% são crianças entre 6 meses e 5 anos

Entre os vacinados, 15% são crianças entre 6 meses e 5 anos

Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Este sábado (12) foi o Dia D de mobilização contra a gripe em todo o Brasil. Em São Paulo, 270 mil pessoas foram vacinadas em postos e unidades básicas de saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, a campanha alcançou 35,3% da população-alvo, mais de 1 milhão de doses foram aplicadas.

Teste: você sabe o que é verdade e o que é boato sobre a gripe?

Os idosos são o público mais presente. Entre os vacinados, 48,7% tem mais de 60 anos. Os profissionais da saúde representam 30,2%; a população indígena, 53,4% e crianças, 15%.

A campanha teve início em 23 de abril e está em sua terceira e última etapa, que inclui portadores de doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imunodeprimidos) e outras comorbidades, além de professores.

A meta da prefeitura é atingir 2,3 milhões de pessoas até 1º de junho, quando se encerra a campanha.

O público-alvo da campanha é formado por crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; pacientes com baixa imunidade, como pessoas com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições socioeducativas.

Os grupos prioritários foram definidos conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A dose disponível durante a campanha é a trivalente, que protege contra três subtipos do vírus da gripe, capazes de causar infecção respiratória grave: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a vacina da gripe:

    Access log