Coronavírus

Saúde Sintomas da gripe podem levar a adiamento da vacinação da covid

Sintomas da gripe podem levar a adiamento da vacinação da covid

Quadro febril e mal estar estão relacionados tanto com a gripe quanto a reações adversas, dificultando a avaliação do problema

Vacinação contra a covid-19 avança no país; mais de 100 milhões de doses já foram aplicadas

Vacinação contra a covid-19 avança no país; mais de 100 milhões de doses já foram aplicadas

Reprodução/Agência Brasil - 30.06.2021

A recomendação do Ministério da Saúde é a de que a vacinação contra a covid-19 seja adiada caso a pessoa apresente sintomas gripais ou quadros febris. Para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde esteja normalizado.

Segundo o pediatra Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), o motivo da recomendação é para que os sintomas não sejam confundidos com possíveis efeitos adversos da vacina, que precisam ser monitorados após a imunização.

“Se a pessoa já tem um quadro febril, com mal estar, fica difícil avaliar se a evolução que ela está tendo é por causa da doença ou de um evento adverso da vacina. Essa é uma regra que utilizamos para todas as vacinas”, explica o especialista.

Além disso, Cunha ressalta que os sintomas gripais são similares às primeiras manifestações da covid-19 e por isso é necessário a resolução do quadro antes que o imunizante seja aplicado. “A recomendação é de aguardar esse quadro se estabilizar, ou evoluir, para depois se vacinar”, afirma o médico.

Veja as reações mais comuns da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer:

Últimas