Novo Coronavírus

Saúde Sistema do SUS que registra covid-19 tem problema, diz secretário de SP

Sistema do SUS que registra covid-19 tem problema, diz secretário de SP

Estado está desde ontem sem dados completos de casos ambulatoriais identificados na rede pública paulista, afirmou José Henrique Germann

  • Saúde | Do R7

Germann: Outros estados também estão com problema

Germann: Outros estados também estão com problema

ogério Galasse/Futura Press/Estadão Conteúdo - 15.6.2020

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, afirmou nesta quinta-feira (18) que desde ontem o e-SUS, sistema em que são registrados casos ambulatoriais de covid-19, não está funcionando adequadamente, o que ocasionou menor notificação de casos no estado.

"Estamos com um problema no e-SUS, que é o sistema nacional que faz toda a parte de levantamento ambulatorial e casos menos graves."

A secretaria, afirmou Germann, está em contato com o Ministério da Saúde "no sentido de saber exatamente como que isto está se decorrendo".

"Esperamos que isso seja uma instabilidade do sistema porque nós dependemos muito destes números, não só para a questão da informação ao público, que é fundamental, mas também para o uso desses dados para os nossos planos."

Na quarta-feira, São Paulo registrou 1.232 casos de covid-19. Nesta quinta-feira, foram 1.111. Os números estão abaixo da média dos últimos dias, que era em torno de 5.000 casos.

O estado acumula 192.628 registros de infecção pelo novo coronavírus e 11.846 óbitos decorrentes da covid-19.

Últimas