Novo Coronavírus

Saúde Sobe para 8 o número de mortos por coronavírus no Irã

Sobe para 8 o número de mortos por coronavírus no Irã

Para impedir a propagação da doença, as autoridades fecharam as escolas em várias províncias; universidades também não funcionam

  • Saúde | Da EFE

Ministério da Saúde do Irã confirmou 43 infectados pelo vírus no país

Ministério da Saúde do Irã confirmou 43 infectados pelo vírus no país

Abedin Taherkenareh / EFE-EPA - 22.2.2020

O Ministério da Saúde do Irã anunciou, neste domingo, que o número de mortes pelo coronavírus aumentou para oito e o de infectados para 43, além do fechamento de escolas e universidades em dez províncias.

O porta-voz do ministério, Kianush Yahanpur, informou que entre os casos analisados desde ontem, outras 15 pessoas foram infectadas com Covid-19, sete delas em Qom, quatro em Teerã, duas em Gilan, uma em Markazi e outra em Mazandaran.

Dessas pessoas infectadas, três morreram, subindo para oito o número de vítimas no Irã, disse o porta-voz, citado pela agência oficial Irna.

Yahanpur não especificou em que províncias as mortes foram registradas, mas pouco antes disso, o diretor da Universidade de Ciências Médicas de Mazandaran, Abbas Mousavi, disse que um cidadão de Teerã faleceu na cidade de Tonekabon.

Enquanto isso, depois que o Ministério da Saúde fez ontem sua avaliação diária, o governador da província de Markazi, Ali Aqazadeh, disse que um homem com problemas cardíacos que morreu na região apresentou resultado positivo para o coronavírus.

Contra epidemia, escolas foram fechadas

Para impedir a propagação da doença, as autoridades fecharam temporariamente as escolas em várias províncias, incluindo Teerã, Qom e Gilan.

Além disso, de acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde, universidades de dez regiões, incluindo Isfahan, Mazandaran e Markazi, permanecerão fechadas durante toda semana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou preocupação com o progresso da doença Covid-19 no Irã e disse estar investigando "a extensão da epidemia, seus meios de transmissão e o potencial para novos casos nos próximos dias".

Alguns países vizinhos, como Iraque, Turquia e Kuwait, adotaram uma série de medidas para impedir o contágio do Irã, como a suspensão de voos, a proibição de entrada de cidadãos iranianos ou a solicitação de um atestado médico.

Últimas