SP: Dia D de vacinação de gripe e sarampo acontece neste sábado
Vacinas são oferecidas gratuitamente a partir dos 6 meses de idade; podem ser tomadas juntas, pois não há interferência na resposta imunológica
Saúde|Aline Chalet, do R7*
O "Dia D" de vacinação contra gripe e sarampo será realizado neste sábado (22) na cidade de São Paulo. Postos de saúde e mais de 300 unidades volantes espalhados pela capital estarão abertos para a imunização, disponível de forma gratuita a partir dos 6 meses de idade.
Os postos volantes estarão localizados em lugares estratégicos, como em frente a supermercados, praças, shoppings, drogarias, igrejas e estações de trem e metrô.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes funcionarão das 8h às 17h. Para se vacinar, é necessário levar apenas o RG, mas a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que, quem tiver, leve o cartão SUS e a carteira vacinal. As vacinas que estiverem faltando na carteira poderão ser aplicadas, caso a pessoa vá a uma UBS.
Devido ao surto de sarampo, é recomendada a dose zero da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), aplicada entre os 6 e 11 meses de idade. Além dessa dose, faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses.
Quem tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente. Já para quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra e tem entre 1 a 29 anos, são necessárias duas doses, e de 30 a 59 anos, apenas uma dose, segundo dados do Ministério da Saúde.
Leia também
Já a vacina contra a gripe é indicada a partir dos 6 meses de idade - em bebês que tomam pela primeira vez, são necessárias duas doses, sendo a segunda 30 dias após a primeira.
A vacina oferecida pelo SUS é a trivalente, que protege contra o H1N, influenza A (H3N2) e influenza B. Diferentemente da vacina do sarampo, a da gripe não é para toda vida; precisa ser tomada todo ano.
A vacina da gripe auxilia no diagnóstico de covid-19 e está disponível para toda a população - não apenas para grupos de risco. A campanha de vacinação contra a gripe vai até 31 de agosto. Já a vacina de sarampo está disponível de forma gratuita nos postos de saúde durante o ano todo.
As vacinas contra gripe e sarampo podem ser tomadas juntas, pois como a vacina da gripe é feita com vírus inativado e a do sarampo, atenuado, não há interferência na resposta imunológica, segundo a SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).
*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini