Saúde SP terá ação de rua para oferecer profilaxia de pré-exposição ao HIV

SP terá ação de rua para oferecer profilaxia de pré-exposição ao HIV

Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde é inédita e ocorrerá no próximo domingo (27), no Minhocão

  • Saúde | Do R7

Uso de comprimido diário previne infecção pelo vírus HIV

Uso de comprimido diário previne infecção pelo vírus HIV

Divulgação/Ministério da Saúde

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo estarão no Minhocão no próximo domingo (27) em uma ação inédita para oferecer gratuitamente PrEP (profilaxia pré-exposição) ao HIV a quem tiver interesse. O método consiste no uso de um comprimido diário como forma de evitar a infecção pelo vírus causador da aids.

A ação da prefeitura acontecerá das 10h às 15h, na altura da estação Marechal Deodoro do metrô. Os interessados passarão por uma consulta para avaliar a elegibilidade, além de um teste rápido de HIV e outro para medição de creatinina (indicador de possíveis problemas renais).

Caso não haja contraindicações, a pessoa recebe o medicamento para um curso de 25 dias. Passado esse período, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada em IST/Aids para dar continuidade ao método preventivo.

Segundo a secretaria, 12.209 indivíduos estão cadastrados e recebem PrEP pelo SUS na cidade de São Paulo. O número é quase o dobro do registrado em junho do ano passado.

“A PrEP é uma maneira muito eficaz de prevenção ao HIV e está disponível no SUS. Trazê-la para a rua é uma forma de ampliar sua divulgação e, com isso, dar mais acesso à população de São Paulo”, explica Cristina Abbate, coordenadora da Coordenadoria de IST/Aids.

Segundo Cristina, a PrEP ajuda a explicar a redução no número de novos casos de HIV nos últimos três anos na capital paulista. “Esse é um padrão que também observamos em outras grandes cidades do mundo: a ampliação do uso da PrEP impacta na diminuição de novas infecções pelo HIV”, finaliza.

Arte/Estadão Conteúdo

Últimas