Cerca de 1 milhão de vacinas contra o vírus influenza serão enviadas ao Amazonas
Rovena Rosa/Agência BrasilO Ministério da Saúde decidiu antecipar em quase um mês a campanha de vacinação contra a gripe no estado do Amazonas, que enfrenta um surto da doença.
Em transmissão ao vivo pelo Facebook, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmaram nesta quinta-feira (14) que a vacinação no Estado começará na próxima segunda-feira (18).
Leia também: Entenda a diferença entre gripe e resfriado
"A gente já tinha antecipado um pouco o cronograma para a Região Sul do Brasil, mas houve uma atipia lá no Amazonas, um número muito grande, com muitos óbitos, então o presidente pediu para somarmos esforços", afirmou Mandetta.
Leia também: Estudo comprova que vírus da gripe deixa mais suscetível à pneumonia
Ao todo, o Sistema Único de Saúde (SUS) está enviando para o Estado 1 milhão de doses da vacina. A distribuição do produto para os municípios do interior do Estado será feita com apoio de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O adiantamento da vacinação no Amazonas havia sido solicitada pelo governo do Estado.
Saiba mais: OMS prevê epidemia global de gripe e lança estratégia de prevenção
"Até a secretaria estadual receber e distribuir [as doses], capaz de neste final de semana ou segunda-feira a gente já estar vacinando, primeiro, gestantes e crianças, que é o grupo de risco principal, depois o público-alvo, com bastante organização e aí gradativamente a gente vai produzindo as vacinas para o restante do Brasil", acrescentou Mandetta.
Como saber se está com H1N1? Tire suas dúvidas sobre esse vírus da gripe: