Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SUS usará stents para prevenir enfarte em diabéticos

Expectativa é que nova tecnologia beneficie cerca de 38 mil pacientes ao ano

Saúde|

No Brasil, aproximadamente 300 mil pessoas sofrem enfarte do miocárdio por ano — e 84 mil morrem
No Brasil, aproximadamente 300 mil pessoas sofrem enfarte do miocárdio por ano — e 84 mil morrem No Brasil, aproximadamente 300 mil pessoas sofrem enfarte do miocárdio por ano — e 84 mil morrem

A DAC (Doença Arterial Coronariana), conhecida como a principal causa dos enfartes, terá uma nova opção de tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde). Após avaliação da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS), o Ministério da Saúde aprovou a incorporação do stent farmacológico — método indicado principalmente para pacientes diabéticos ou com lesões em vasos finos. A expectativa, segundo o portal do Ministério da Saúde, é de que a nova tecnologia beneficie cerca de 38 mil pacientes ao ano.

A Doença Arterial Coronariana é responsável pelo entupimento de vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio ao coração. Por esse motivo, o dispositivo intracoronariano, ou stent, é fundamental para a prevenção do enfarte do miocárdio, redução da mortalidade e dos sintomas. No Brasil, aproximadamente 300 mil pessoas sofrem enfarte do miocárdio por ano — e 84 mil morrem.

Dieta do diabetes: comer pouco, de tudo e várias vezes por dia

José Eduardo Fogolin, coordenador de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, disse que "os pacientes com diabetes tem maior risco de desenvolver a DAC e para eles percebe-se um grande benefício no uso do stent farmacológico.

Publicidade

— Também é possível constatar uma importante redução no fechamento da artéria do coração nesses pacientes.

Dor no peito, nos braços e enjoo podem ser sintomas de infarto

Publicidade

No novo método, as pequenas estruturas — que funcionam como molas para manter a artéria desobstruída - são revestidas com medicamentos que reduzem a chance de estreitamento da artéria. Essas medicações são liberadas nos primeiros 12 meses de implante com o intuito de diminuir a chance de o vaso fechar novamente.

Existem, ainda, os stents convencionais, que apresentam apenas a estrutura metálica, sem conter medicação. Estima-se que cerca de 30% dos pacientes candidatos a receber um stent tem indicação para utilizar o farmacológico.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.